SheltAir, um pavilhão desenvolvido e projetado por Gregory Quinn como parte de sua tese de doutorado na Universidade de Artes da Berlim é, como o próprio nome sugere, um abrigo construído com a ajuda do ar: um sistema meticulosamente concebido que compreende uma estrutura elástica e um cimbramento pneumático sob a forma de almofadas cheias de ar.
Com base em experimentos e projetos de gridshell anteriores, como o famoso Multihalle de Frei Otto em Mannheim, feito de madeira, o pavilhão utiliza o mínimo de materiais e pode cobrir grandes vãos. Mas, ao contrário dos métodos convencionais de construção de gridshell, que são complexos, caros e demorados, o sistema pneumático SheltAir torna rápido, econômico, facilmente implantável e, portanto, ideal como um sistema para eventos temporários ou mesmo como abrigos de refugiados em áreas afetadas por desastres.
Além de servir de abrigo básico, Quinn observa que grandes SheltAirs poderiam servir como espaços para encontros sociais e religiosos ou para tratamento médico - um aspecto crucial geralmente ignorado na concepção de abrigos de refugiados, principalmente devido à demanda urgente de habitações familiares em pequena escala, bem como orçamentos apertados, restrições de tempo e recursos limitados.
Enquanto o protótipo, atualmente em exibição em Berlim, apresenta um vão de 13 metros, esse método construtivo permite uma considerável liberdade de projeto em termos formais - o arquiteto testou uma ampla gama de vãos, curvaturas e pressões para determinar a viabilidade de cada um. Se implantado, o SheltAir não só seria eficiente, mas também uma ruptura aos típicos abrigos planos que são construídos hoje.
Arquitetos: Department for Structural Design and Engineering [KET], Berlin University of Arts
Arquiteto Responsável: Gregory Quinn
Localização: Berlim, Alemanha
Ano: Agosto 2017
Área: 110 m²
Expositor: ANCB The Aedes Metropolitan Laboratory
Patrocinadores: Pultrex, Hightex, Serge Ferrari, Spirafix
Vídeo: Gregory Quinn, Saqib Aziz
Fotografias: Jirka Jansch, Gregory Quinn